quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Me ofereça um veneno eficaz, por favor.


É tão difícil de acreditar nas coisas absurdas que ouvimos, vemos, e mesmo quase sem querer acabamos por nos envolver...
Seria fácil citar as impurezas de um mundo tão ridiculamente avacalhado e mal tratado, mas não. Tem coisas que acontecem no dia-dia de pessoas que de tão torpes merecem ser esquecidas por completo, e de tão marcantes ficam na pele, pintam a alma e descolorem em partes a pessoa. Hoje pude ver o quão grosseira e sem respeito pelo ser humano uma pessoa pode ser. Com aquele ar de superioridade e descaso, falando como se não fosse nada, depreciando e maldizendo aquilo que apenas acha que conhece. É incrível e totalmente inaceitável como determinadas pessoas podem ser tão ignorantes e sem pudor em suas palavras, agir e pensar. Fácil se queixar e achar que o seu problema é o maior, falar da vida alheia e não enxergar e viver a própria. As vezes penso que com o passar dos anos as pessoas vão achando que a idade lhes acrescenta sabedoria em demasia e o direito de falar e sempre ter razão perto daquele que possui não menos sabedoria, e sim menos coragem(talvez) para enfrentar e dizer que esta tudo errado. De fato, carga horária e alguns anos a mais,vivência podem sim, e trazem mais experiência, em alguns casos, sabedoria e até um tanto de superioridade... mas será mesmo que está certo permanecer na ignorância e desprezar, depreciar aquele que não tem os seus quarenta e poucos anos(?) é fácil falar e falar, não rever conceitos, ser retrógrado e simplesmente dizer : eu sou assim, nasci assim e vou morrer assim!
É tão cômico e triste ver que algumas pessoas ficam por preferência e escolha própria, no outono, no cinza da vida. Seria tão mais fácil sentar e conversar, escutar e aceitar pontos de vista e opiniões, entender que cada ser tem seu modo de pensar e agir. Não é preciso apontar o dedo, acusar, maldizer e amaldiçoar aquele que pensa de diferente forma, basta ter respeito pelo seu próximo sendo ele o que for e como for. Há, eu fico a pensar, se houvesse um pouco mais de diálogo o entendimento entre as pessoas aconteceria. Mas isso já virou coisa do passado não é mesmo(?) conversar sobre o que acontece? Atitude ultrapassada e vergonhosa. Perguntar como o outro está e oferecer a mão, caso ele precise? fora de cogitação. Num mundo onde o individualismo e a indiferença ao próximo imperam, é feio e até mesmo vergonhoso se preocupar e parar para 'dialogar'. Se ao menos as pessoas conversassem mais, se abrissem mais, colocassem pra fora o que sentem e o que não estão de acordo, muitas coisas mudariam. O diálogo assim como o respeito, é a base de tudo, o começo de tudo. Se as pessoas dialogassem mais, "jogassem" fora algumas horas de seu dia conversando com o seu próximo e aprendendo com ele, respeitando e conhecendo tudo ficaria mais fácil e menos negro, entendível. No diálogo você aprende como agradar e até mesmo como destruir. No diálogo você descobre as ambições e constrói ou desmorona sonhos. você descobre pessoas novas, vontades nunca ditas, a comida preferida, os ponto de vista mais bizarros e mais sábios ao seu ver, com o diálogo você encontra compreensão e sabedoria, descobre a cor preferida daquele seu amigo, o prato predileto, você sabe de como ela gosta mais, e se agrada um beijo de canto de boca... Mas se você acha que é difícil, inútil e bobeira dialogar, então sugiro que continue mergulhado no seu mundo de ignorância e pouco conhecimento do próximo, do que é o ser humano em sua beleza, complexidade e forma. Mas por favor, não abra a boca para criticar e maldizer aquilo que você pura e simplesmente desconhece.

(Vamos conversar? - autor desconhecido)

desencargo.


Derrepente você se ve no meio de tudo aquilo que sempre fugiu para não estar perto... Realmente não sei como agir, meus braços estão amarrados com a mais poderoso dos nós, minha vóz não sai, estou amordaçada, sem poder gritar o que se passa. Eu vejo pessoas sofrendo, vejo ignorância, desrrespeito com o próximo e consigo mesmo, pessoas que dão tanto valor a coisas que logo acabarão no esquecimento, acham que uma péle e um peso, um corpo bem delineado é a base de tudo. Ai eu me pergunto: será que é mesmo? estou eu, errada em pensar o contrario?
E é ai que n encontro respostas, de ouvidos tapdos pelo medo, talvez, mas me sinto uma felizarda, pois ja possuo uma. É dificil "cair na real", enxergar um mundo onde as diferenças são oprimidas e brigam entre si,num réles lugar de iguais, observar a simplicidade gritando querendo ser ouvida e ninguém dando atenção a ela... Alguém uma vez me disse: - não queira buscar fazer a felicidade alheia, porque ninguém faz isso por você, a felicidade vem da gente. Deveras isso é fato, não adianta você se anular, se reprimir, se condenar, se esforçar ao máximo para agradar e fazer alguém se sentir bem, porque simplismente esse alguém não vai enxergar e nem valorizar seu esforço. E outra, não adianta querer agradar sempre e a todos, isso é impossivel e se a busca dessa perfeição para todos for o objetivo, o máximo que podes conseguir é um grande sentimento de frustração. Seja perfeito para você, aja sendo aquilo que és, como quer agir e não busque aceitação, em momentos diversos é o que menos vai encontrar, aceite a si mesmo o resto é consequência.

Cliche!


As pessoas procuram incessantemente por aquilo que muitas vezes está ali, tão perto, tão junto delas... Assim é com muitas coisas. E por que não, com o Amor?
Procuram , sem saber que ele está tão próximo, tão ali dentro delas. Esperando um sopro, um alguém, um algo para vir e despertá-lo... não é presença que faz o amor, assim como não é afinidades e risos compartilhados. Ou pelo menos, não é só isso. É tão simples e ao mesmo tempo tão complexo esse tal de amor. As vezes você até o sente, mas nem ao menos sabe disso ou como demonstrar. Pessoas acreditam que a perde do ser amador é o que trás o sofrer , chorar, aquela irritação, aquele sentimento de que algo foi embora nos deixando tão só ao ponto de querer não mais viver. Engano. O amor não é uma pessoa; é um estado de espírito, consciência. O amor não foi embora. Foi só alguém que partiu (e partiu seu coração), mas o amor não se parte; o que quebra é a ilusão, o conto de fadas o mundo perfeito com tudo lindo e azul, com aquela pessoa.
Logo, você não precisa juntar nada. Não há cacos, só enganação, ilusão.

-você tem medo de amar !
-Deveras minha cara, estais totalmente louca.
-quem foi que te disse que temo o amor?
-ele nem ao menos existe... e outra n é o coração que ama
por tanto n tenho medo de coração partido. a cabeça ama.
-A cale a boca sua hipócrita, mentirosa. Como pode ser tão fria e burra, ein ?
-Sendo, minha flor.. apenas sendo. Não sou fria e talvez seja burra... sou sim é realista, ok.
-Eu não vou discutir com você... você nem ao menos sabe o que diz... você nunca amou, como pode falar daquilo que n conhece?
-É vc tem razão de novo. como posso?

[silêncio]

Enquanto uns buscam e trocariam tudo por amor, pelo amor de sua vida, uns simplesmente fogem dele como o diabo foge da cruz. Esse medo tão compreensível e tão besta, de amar, de amado ser. Fogem daquilo que lhes pode ensinar e fazer amadurecer. Fogem porque temem covardemente ser tocado a fundo por um estranho qualquer na curva da esquina.
Temem amar, por puro medo de sofrer e se entregar, medo de ver que quer só aquele, que é só daquele. Medo, medo, medo !
sempre esse tal... Pessoas fogem do amor para não virem a sofrer futuramente caso ele se mostre por completo ao ponto dela ver que ele(o amor) tem seu lado cinza, e não é plenitude nas 24 horas de um dia ou 30 dias de um mês, 365 dias de um ano. Mania de querer se guardar, usar um escudo e dizer: vá embora, você está mais próximo do que deveria. Mania de querer a perfeição, num mundo onde nada é perfeito e isso é que encanta e da um toque todo especial em tudo. Imagine só um mundo onde tudo, exatamente tudo fosse perfeito, como você gostaria, como acha melhor, sempre e sempre.(?) (Que chatice que seria.)
Definitivamente as pessoas também iriam reclamar e querer, buscar o imperfeito... o ser humano nunca está totalmente feliz, satisfeito com nada. Por mais que seja algo de seu desejo, sempre encontra um ponto para reclamar. O amor não é diferente, ele não é perfeito. Mas nos torna pessoas melhores.
Então, como e por que tanto medo de se entregar, de ser alguém melhor, de receber as delícias e até mesmo o amargo que o amor pode proporcionar(a pessoa amada)?
Definitivamente não sei o porque desse medo todo de amar, de se entregar e de sentir as borboletas no estômago... e depois de um tempo, quando não sentir mais, ainda sim perceber que é aquela pessoa aquele sentimento que fazem a sua vida melhor e mais proveitosa.