quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Me ofereça um veneno eficaz, por favor.


É tão difícil de acreditar nas coisas absurdas que ouvimos, vemos, e mesmo quase sem querer acabamos por nos envolver...
Seria fácil citar as impurezas de um mundo tão ridiculamente avacalhado e mal tratado, mas não. Tem coisas que acontecem no dia-dia de pessoas que de tão torpes merecem ser esquecidas por completo, e de tão marcantes ficam na pele, pintam a alma e descolorem em partes a pessoa. Hoje pude ver o quão grosseira e sem respeito pelo ser humano uma pessoa pode ser. Com aquele ar de superioridade e descaso, falando como se não fosse nada, depreciando e maldizendo aquilo que apenas acha que conhece. É incrível e totalmente inaceitável como determinadas pessoas podem ser tão ignorantes e sem pudor em suas palavras, agir e pensar. Fácil se queixar e achar que o seu problema é o maior, falar da vida alheia e não enxergar e viver a própria. As vezes penso que com o passar dos anos as pessoas vão achando que a idade lhes acrescenta sabedoria em demasia e o direito de falar e sempre ter razão perto daquele que possui não menos sabedoria, e sim menos coragem(talvez) para enfrentar e dizer que esta tudo errado. De fato, carga horária e alguns anos a mais,vivência podem sim, e trazem mais experiência, em alguns casos, sabedoria e até um tanto de superioridade... mas será mesmo que está certo permanecer na ignorância e desprezar, depreciar aquele que não tem os seus quarenta e poucos anos(?) é fácil falar e falar, não rever conceitos, ser retrógrado e simplesmente dizer : eu sou assim, nasci assim e vou morrer assim!
É tão cômico e triste ver que algumas pessoas ficam por preferência e escolha própria, no outono, no cinza da vida. Seria tão mais fácil sentar e conversar, escutar e aceitar pontos de vista e opiniões, entender que cada ser tem seu modo de pensar e agir. Não é preciso apontar o dedo, acusar, maldizer e amaldiçoar aquele que pensa de diferente forma, basta ter respeito pelo seu próximo sendo ele o que for e como for. Há, eu fico a pensar, se houvesse um pouco mais de diálogo o entendimento entre as pessoas aconteceria. Mas isso já virou coisa do passado não é mesmo(?) conversar sobre o que acontece? Atitude ultrapassada e vergonhosa. Perguntar como o outro está e oferecer a mão, caso ele precise? fora de cogitação. Num mundo onde o individualismo e a indiferença ao próximo imperam, é feio e até mesmo vergonhoso se preocupar e parar para 'dialogar'. Se ao menos as pessoas conversassem mais, se abrissem mais, colocassem pra fora o que sentem e o que não estão de acordo, muitas coisas mudariam. O diálogo assim como o respeito, é a base de tudo, o começo de tudo. Se as pessoas dialogassem mais, "jogassem" fora algumas horas de seu dia conversando com o seu próximo e aprendendo com ele, respeitando e conhecendo tudo ficaria mais fácil e menos negro, entendível. No diálogo você aprende como agradar e até mesmo como destruir. No diálogo você descobre as ambições e constrói ou desmorona sonhos. você descobre pessoas novas, vontades nunca ditas, a comida preferida, os ponto de vista mais bizarros e mais sábios ao seu ver, com o diálogo você encontra compreensão e sabedoria, descobre a cor preferida daquele seu amigo, o prato predileto, você sabe de como ela gosta mais, e se agrada um beijo de canto de boca... Mas se você acha que é difícil, inútil e bobeira dialogar, então sugiro que continue mergulhado no seu mundo de ignorância e pouco conhecimento do próximo, do que é o ser humano em sua beleza, complexidade e forma. Mas por favor, não abra a boca para criticar e maldizer aquilo que você pura e simplesmente desconhece.

(Vamos conversar? - autor desconhecido)

Nenhum comentário: