terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Lind e Jôh.


-Apatia, tristeza, nada quando se tem tudo, tudo que na verdade é nada, confusão que não se desfaz;
- ai Joana, as coisas estão tão difíceis ultimamente. - o que você tem feito?
- Nada de muito diferente, sabe como é... trabalhado, estudado, tentado conseguir um novo amor, você sabe neh, vivendo, a gente precisa viver não podemos ficar parados, Lindoméia, você sabe que as coisas não veem até nós, temos que correr atrás.
- E você, o que tem feito, mulher? não te vejo mais, anda tão sumida.
- Eu?... bom, eu tenho existido, uns vivem, outros existem, sabe aquela minha planta, aquela que eu mais gostava, então... ela morreu, por falta de água, tadinha. Eu não tenho cuidado bem das minhas coisas, eu não tenho tido vontade pra nada, e sabe Joh, to tão inconformada com isso, mas não encontro uma forma de sair disso, parece um buraco enorme, eu tendo escalar ele, com os pés e as mãos nas suas laterais, mas acontece que ele está coberto de lodo, uma espécie de limbo, e eu sempre escorrego, temo nunca mais conseguir sair de la de dentro. É tipo isso, é isso que eu tenho feito, pensado em uma forma de escalar o poço e sair de la de dentro.
- Lind... amiga você tem que arrumar um namorado, precisa de um amor, só assim você vai sair dessa depre. Eu me lembro de você a alguns anos atrás, sempre tão fechada, mas você tem piorado nos ultimos meses, pare com isso, você é jovem, tem que viver sua vida.
- Eu sei, você tem razão, mas é que eu não consigo saber como fazer isso, eu tento, juro pra você, joh, eu tento. Como é que se faz para ter vontade, para ir além, sair do poço?
como, me diz, eu ja estou afim de tomar um veneno e cair dura no fundo do poço, assim eu acabo logo com isso. Acontece que tudo tem me afetado, ver o quão ruim as pessoas podem ser, toda essa hipocrisia, egocentrismo, essa sujeira, pessoas se matando, se julgando, num mundo onde todos são réus, promotores, advogados, mas não há por que ter e não tem juiz, mas todos estão fazendo de conta que são. Você entende, jôh, isso frustra, magoa, desanima...
- A eu sei que é ruim, mas acho que você não deveria ficar ligada nessas coisas, olhas demais para fora, e esquece de você. - Não, eu olho sim pra fora, mas olho muito pra dentro de mim, é por isso que eu me sinto mal com tudo isso, por olhar pra mim, o meu papel nisso tudo, sinto que sou espectadora, não sou a protagonista, como deveria ser.
- Lind, você esta se preocupando demais, dramatizando demais. Preciso pintar as minhas unhas.
- Você não se preocupa, não ve o que acontece por ai, isso não te afeta? De que cor você as pinta?
- Não, não me afeta, coloco o meu salto e vou mim mesma, dane-se o mundo ao meu redor, eu quero é ser feliz! - pinto de vermelho sedução, adoro essa cor, achama atenção.
- Não consigo ser assim, não consigo.
- Vermelho me parece uma bela cor, fica bem pra você.
- É por isso que você está ficando velha cedo, amarga, apática e Vegetando. E sim vermelho é tudo, é a cor do verão, aposto que você nem tem visto tv, por isso ta com essas unhas sem cor.
- Você não sente que deveria fazer algo para melhor o que você ve de errado ao seu redor?
- realmente eu não tenho assistido mesmo, eu não gosto, e o que minhas unhas tem a ve com meu descontentamento (?)
- Lind... eu nem vejo tanto assim, acho que você exagera. - e elas não tem nada, mas você deveria pintar essas unhas, estão horríveis.
- Você acha?
- Acho !
- Talvez eu devesse tomar o veneno agora.
- Sua doida. uhauahuahauhau pare com isso.
- Acho que está na minha hora. Foi bom conversar com você.

...

sem sentido algum



Alameda: acontecimentos esperados, bairro: memórias, número: 9864271849262...
Creio que muitos de vocês, de nós, de todos, ja passaram por IN situações bastante ruins, acredito também, qu muitos saíram dessas situações, com louvor, ferido, mas não ao ponto de sentar e chorar, de preferir a morte ao momento. Ela estava ali sentada, sem muito o que fazer, com muito pra pensar ou pensando mais do que deveria, ela não tinha maiores expectativas, ela sentia dor por não ter, então ela começou a fazer um baçanço de tudo aquilo que até o presente momento ela havia visto, ouvido, passado, acreditado, sonhado, tudo aquilo que ela construíra dentro da sua cabeça e que por ela mesma ou não, foi brutalmente destruído. Ao acordar naquele dia levantou-se de sua cama, saiu de seu quarto e logo sentou-se no sofá, ela não pensava. Você ai, com toda certeza tem momentos em que se encontra com a mente tão vazia, tão inoperante, que parece se encontrar num estado, um estranho e perigoso estado de albinismo mental. Naquele dia as horas correram e ela não fez nada além de observar o que estava a sua volta, de fazer o seu balanciamento e esperar, esperar algo, alguém, o inesperado, a morte. Ali ela viu brigas, alí ela escutou tanto de algumas pessoas, ela ouviu gente desabafando ela tentou aconselhar e ela pode perceber, o quão fétido e feio é o mundo, não que ele tenha sido sempre assim, mas é assim que as pessoas estão fazendo com que ele seja, se torne. Pode perceber tanto daquilo que ela tem asco, daquilo que ela considera e é tétrico, infame. Percebeu horas depois que ela estava parada, observando e nada, absolutamente nada fazendo para que fosse diferente aquilo que ela não concorda. Ai eu te pergunto:você também é desse tipo, que adora observar, adora reparar, mas que não faz nada para que seja diferente? se for, talvez devesse mudar sua postura, ela sente que deve mudar, mas nós sabemos que as coisas não são bem assim, não é mesmo. Não é fácil mudar, não é fácil levantar, não é fácil, não da, não posso, não consigo...
Enquanto o não estiver na frente de todas as frases e toda iniciativa que pensas em ter, você NÃO conseguerirá nada. Ontem me disseram que nós somos o conjunto que ações e decisões que tomamos, fazemos. Então se você e ela NÃO fazem nada, permanecem imóveis, inoperantes, inertes, como pode querer que algo seja diferente, como pode querer ser diferente.

blá blá blá... as coisas não parecem fazer sentido, e se um dia eu soube escrever, eu simplesmente desaprendi.
Pensei muito no que se resume a minha vida, no que se resume os meus ultimos dias, em que sentimento, adjeitovo, qualquer porcaria bem ou mal colocada que seja, cheguei a uma conclusão maior... se resume em NADA, nada em materia de ações, nada em matéria de disponibilidade e disposição, nada em matéria de nada.
Triste e vazio, são esses os adjetivos, nomes, sentimentos ou qualquer coisa que seja.
Eu sou e você é aquilo que escolhe ser, eu vivo e você vive aquilo que você se permite, decide e quer viver. Então chega de tanto reclamar e choramingar, vá fazer alguma coisa para mudar e ser feliz, e não me venha com essa de egoismo e unilateral, queira e seja feliz e seja.
E ela?
Ela anda tão cansada ultimamente, tão esgotada.